sábado, 30 de abril de 2011

A gaita

O instrumento é pequeno.Já o som tem um grande alcance.E se for mal utilizado pode ser bem irritante.Por outro lado, se for bem utilizado, é bem cativante.
"Adoro o som da gaita!"
Isso é o que a maioria das pessoas dizem quando ficam sabendo que você toca gaita.
Mas ainda assim existe um desconhecimento sobre o instrumento que não é tão popular no Brasil.Muita gente se arrisca a tocar gaita sem ter o mínimo de conhecimento básico.Acho que pouca gente faria isso com um trombone, por exemplo.
O erro é fácil de ser cometido, já que é um instrumento pequeno, fácil de se transportar e parece um brinquedo.
Mas a gaita é um instrumento como qualquer outro.Precisa de estudo, de conhecer como funciona e de saber tirar o melhor dela.
Os gaitistas que melhor sabem fazer tudo isso geralmente tocam Blues, mas isso não é uma regra.Existem boas exceções e se for bem empregada, a gaita pode se encaixar muito bem em outros estilos.
O que acontece em alguns casos é que alguns violonistas usam o apoio de gaita pra poder tocar simultaneamente com violão e isso não dá muita firmeza.Por outro lado, em estilos como o Folk, por exemplo, parece que o jeito de tocar misturando notas virou uma marca do estilo.Aí é um questão de gosto.
De qualquer forma, muitas pessoas tem uma aptidão natural pra música e podem se dar bem com qualquer instrumento que pegarem mesmo sem ter estudado.Mas estas são exceções.
Então pra que a gaita seja respeitada como um instrumento "normal", ela não pode ser encarada como um brinquedo de bolso, e sim, como o instrumento complexo que é.
Mas essa é só a opinião de um músico com um instrumento pequeno que nem se acha tão bom assim.


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jogo das associações

O menino de 11 anos e o pai seguiam de carro pro sítio da avó.Como sempre faziam durante as viagens, estavam jogando o jogo das associações baseado na paisagem do caminho.
"Estou vendo um morro com algumas árvores no topo", disse o pai.
"Hum, deixa eu ver...Já sei!Um copo com alguns lápis dentro", disse o menino.
"Os lápis podem ser as árvores, mas o copo...Se a gente guardasse os lápis num bolo de fubá ficaria mais parecido!"
"Engraçadinho, hein, pai?"
"Tenho outra pra você: vamos passar por cima de uma ponte agora."
"Putz!Essa é difícil!"
"Vou te ajudar: o nosso carro pode ser um animal."
  O menino pensa um pouco e aperta os dedos.
 "Já sei!A ponte é a alça de uma mala e o carro é uma formiga!"
"Boa!"
"Estou ficando bom nisso, né?"
"Vamos ver.A próxima é uma caixa d'água em cima de uma estrutura de ferro."
"Caixa d'água...É um aquário!É um aquário em cima de uma mesa de ferro!"
"Você foi rápido nessa!E a viagem também.Já estamos chegando."
O carro passa pelo portão que já estava aberto à espera deles.O pai estaciona, desce e dá a volta pro outro lado do carro.
O menino imagina um espelho como última parte da brincadeira, ajeita os óculos escuros, e com a ajuda do pai, sai do carro e se apoia na sua bengala.

Adesivo "família"

Hoje em dia, pra saber um pouco de quem vai no carro à sua frente, basta reparar no adesivo "família" grudado na traseira.
Outro dia vi um adesivo em que a dona do carro estava rodeada por 4 gatos.Nesse caso, segundo uma amiga minha da Alemanha, se você mora sozinha e começa a criar gatos é porque ficou pra titia.Além disso, se você for alérgico, fique longe do carro e da dona.
Se o sujeito tiver um adesivo com um gnomo, provavelmente é adepto de substâncias lisérgicas ou coisas do tipo.
Já se o sujeito for carente, mal amado ou gostar de relacionamentos alternativos, talvez ele cole um adesivo de uma boneca inflável.
Um amigo meu que acaba de se separar disse que o adesivo do momento pra ele seria estar rodeado por uma dúzia de mulheres.
Mas se a pessoa mora num sítio, talvez tenha que utilizar as laterais do carro pra dar conta de todo o galinheiro, chiqueiro, cães e os patos da lagoa.
O adesivo que melhor representaria os tempos modernos estaria numa moto dessas sem garupa: o sujeito e o seu laptop.Ele mora sozinho, sem animais de estimação e não carrega ninguém no seu veículo; todos os seus relacionamentos são através de redes sociais.
E que tal o sujeito que gosta de tomar umas rodeado de várias garrafas?Não.Acho que ele seria parado frequentemente pela polícia.Essa não cola.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Um vulto

Um vulto também é gente.

Quero falar

Quero falar de tudo
E se quiser, quero também ficar mudo
Quero falar do aceito e do absurdo
Quero falar do que não vê o cego
E do que não ouve o surdo
Quero dizer que falar serve de adubo
Pra quem quer crescer
E pra quem quer ficar sujo
Sem pena delicada, apenas teclas
Quero ser duro
Sem pena, quero no coração fazer um furo

Cão perdido

Quando um cachorro está perdido no mato, dizemos que ele está num mato sem o quê?

Feriado

Quando ela saiu de casa naquela tarde, não imaginava o que iria encontrar.
Deu duas voltas na chave como sempre fazia e testou a maçaneta uma vez.Era o seu "TOC".
Estava indo ao shopping andar, comer algo, talvez comprar alguma coisa.Era um feriado de sol, a cidade estava vazia e talvez o shopping também.Ela tinha trabalhado até tarde na noite anterior e hoje só queria relaxar.
Depois de andar por uns 20 minutos olhando as vitrines, ela resolveu ir ao banheiro.No corredor que dava acesso aos sanitários havia um segurança que a seguiu com o olhar até que alguém disse algo através do seu walkie-talkie.Ao tentar tirá-lo da cintura para responder, o deixou cair.Ela riu, e antes que entrasse no banheiro, ele correspondeu com um sorriso tímido.
"Um sorriso tímido não é o tipo de reação que se espera de um segurança sisudo", ela pensou."Talvez sisudo seja só o terno preto".
Quando saiu do banheiro, viu que o segurança mantinha uma porta aberta  ao lado com os dizeres "Restrito aos funcionários".Enquanto ela se encaminhava ao bebedouro, um funcionário vestido de cinza saiu pela porta com dois grandes sacos de lixo."Acabou", ele disse.O segurança continuou com a porta aberta até que o funcionário dobrasse a esquina do corredor.Ela, então, acabou de beber, levantou a cabeça, enxugou a boca com as costas da mão e olhou para o segurança.Ele mantinha o sorriso tímido.Ela foi até ele, parou na sua frente, abriu os lábios como se fosse perguntar algo e entrou.Ele fechou a porta e a seguiu até uma mesa que havia ali naquela passagem de funcionários.Ela sentou-se na mesa e ele se aproximou.Quando foi a vez dele de abrir os lábios como se fosse falar, ela pegou sua mão e colocou-a na altura da sua cintura sobre o vestido."Ela está sem calcinha".Então, ele com um sorriso um pouco mais aberto, abriu o zíper das calças.
Depois de tomar um café e comer alguma coisa, ela foi até a sua loja de langerie favorita e comprou o que usaria no seu trabalho naquela noite.Agora era ora de voltar pra casa e se preparar pra longa noite na boate.
  

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Azul

No fundo do céu
No fundo do mar
Quando se desenha o vento
Imagina-se que seja a cor do gêlo
Ve-se com olhos poéticos de princesa
No pão bolorento
Nas calças
Nas veias nobres ou não
Ele está em todas
Tudo azul

Corpos

Esse corpo que é seu por enquanto
Que esbarra em outro por um momento
Que por um momento parece ceder ao encanto
Pertence ao outro por um segundo

Assim sem licença, assim com pressa
Um vira contorno do outro, um delineador
Assim sem olhar, assim encostando sem tocar
Assim um corpo passa, assim vem outro

Ah, se eu ficasse só mais um pouco
Ah, se a física permitisse
Ah, se as mentes notassem
Que os corpos podem ser um junto do outro

terça-feira, 26 de abril de 2011

A alegria de um pode ser a dor do outro

Denuncie o contrabando de animais silvestres

Entre os vários animais que são contrabandeados em nosso país está o Mico-Estrela.A maioria vem do nordeste para ser vendida como animal de estimação.Nessa caçada muitas mães são mortas para que os filhotes sejam pegos.Não são animais de cativeiro e, além disso, tem seu tempo de vida reduzido quando presos.Por isso muitas pessoas que os adquiriram os soltam em qualquer lugar depois de desistirem de criá-los.Sendo assim, hoje em dia podem ser vistos cada vez mais facilmente em vários lugares do sudeste, e em algumas regiões já são considerados pragas.Por esta razão é preciso que se denuncie o contrabando de animais silvestres.
Ligue Linha Verde: 0800 61 8080

O vazio

Quando o vazio é grande demais num dia comum, o dia "comum" fica mais longo.
Então você come mais pra preencher o seu dia, mas descobre que não é comida que vai preenchê-lo.Alguns médicos diriam que é a ansiedade que faz você comer assim.Você, por sua vez, culpa o seu parceiro(a) pela mesmice; ou o seu trabalho pela chatice; ou a falta de dinheiro pela sua falta de opções na vida.
Então você bebe pra encontrar algum conforto, mas descobre que a ressaca é desconfortável.Aqueles mesmos médicos diriam que é a sua fuga da realidade.
Você, por sua vez, sabe que os seus problemas são reais, que a comida é real e a bebida também.
Então, quem mais poderia estar realmente vivendo este dia, este vazio, a sua vida senão você?
Existem dias que são só vazios.